13 Jan
13Jan

Foto: Claúdio Vieira/PMSJC

A licitação para aluguel de 400 ônibus elétricos, realizada no dia 10 de janeiro, cujo sexto edital foi publicado em novembro de 2024, pela prefeitura de São José dos Campos por meio da Urbam, teve mais uma vez, apenas uma proposta, feita pela empresa Green Energy S.A., com sede em São Paulo. De acordo com nota da prefeitura, a proposta foi de R$ 2.718.419.768,96, ou 8,5% abaixo do valor do edital, que era de R$ 2.967.528.434,40. 

Conforme a Vox levantou no final do ano passado, quando o edital para a licitação foi publicado, em 12 de novembro, essa foi a sexta tentativa de alugar os 400 ônibus elétricos para circular na cidade. Os certames anteriores foram suspensos por diversos problemas, incluindo intervenção jurídica e falta de documentação por parte da empresa interessada. (ver matéria sobre licitações anteriores aqui ).

Se a documentação for aprovada e houver a contratação, a empresa Green Energy S.A. terá que fornecer o aluguel e a manutenção dos veículos por 15 anos para a prefeitura de São José.  São 400 unidades de ônibus elétricos de tipos diferentes: básico low center ou básico low entry com portas na lateral direita; básico low center ou básico low entry com portas na lateral direita e na lateral esquerda; padron low center ou padron low entry; e articulado low center ou articulado low entry. Esses veículos deverão ser 0 km e conter todos os itens de segurança, acessibilidade e acessórios como ar-condicionado, internet dentre outros. Vale ressaltar que essa licitação se refere somente ao aluguel dos veículos, excluindo a contratação dos motoristas e demais operações. A operação e o sistema de carregamento serão definidos pela Prefeitura em outro edital.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.